quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

5 - O valor de sua diversão

Quando compramos um produto, nós esperamos fazer um bom uso dele. Ou se é um presente, esperamos que a pessoa que receba o produto faça um bom uso dele, não é verdade? Ninguém gosta de gastar dinheiro com coisas que não aproveitam plenamente. Na mercado de jogos é a mesma coisa.

Admita: Você adoraria uma coleção assim

Quantas vezes você já não comprou um jogo apenas pelo hype - que já comentamos em outro artigo - e ao jogá-lo, não foi tudo aquilo que você imaginava ser? Conforme fui adquirindo vários títulos de gêneros diferenciados, acabei pensando em uma maneira de "medir", de uma maneira genérica,  o quanto determinado me divertiu, e se o dinheiro investido realmente valeu a pena.

É uma conta bem simples, e que funciona para os jogos de PC que eu compro. Irei explicar logo a seguir como que eu calculo o entretenimento dos jogos. A fórmula é mais ou menos essa:

Preço de um jogo ÷ Tempo total de jogo = Valor do Entretenimento

O preço do jogo obviamente é o valor que você paga pelo produto. Quanto mais caro for o jogo, maiores são suas expectativas, como consumidor, para que você tenha uma grande experiência ao jogá-lo.

O Tempo total de jogo é o valor em horas que você gastou jogando-o, desde quando você o comprou. Como podemos descobrir esse número? Isso vai depender de vários fatores. No meu caso, eu utilizo o Steam, onde tenho a maior parte dos meus jogos. Cada jogo tem um histórico de horas jogadas desde a sua compra, e isso facilita na hora de calcular. Outros serviços também possuem um histórico de horas que mostra ao jogador quanto tempo ele dedicou a cada jogo.

O Valor do Entretenimento é a média do tempo investido no jogo, dividido pelo preço pago por ele. Isso vai te dar o valor que você acabou pagando por cada hora jogada. Eu prefiro chamar dessa forma pois quando nós compramos um jogo, na verdade não compramos gráficos, história ou jogabilidade. Nós queremos comprar entretenimento (por isso os jogos são entretenimentos eletrônicos) e pagamos por algo que supostamente irá nos manter ocupados durante várias horas. Jogos simples podem nos entreter mais do que produções de milhões de dólares.



Confiram um exemplo, baseado na minha experiência pessoal, com alguns jogos que possuo. Todos os exemplos citados são de jogos que já terminei e que não estou jogando mais, ou seja, já tive minha opinão formada sobre cada um deles.

1 - Borderlands


Valor pago: US$ 50 (faz tempo que comprei)
Tempo total de jogo: 235 h

US$ 50 ÷ 235 h = US$ 0.21

Minha conclusão: Cada hora de jogo até hoje me custou US$ 0.21. Isso significa que ter comprado esse jogo valeu muito a pena, pois tive muitas horas de entretenimento com ele, jogando sozinho ou com os amigos online.

2 - Trine


Valor pago: US$ 10
Tempo total de jogo: 7 h

US$ 10 ÷ 7 h = US$ 1.42

Minha conclusão: Trine é um jogo curto. Zerei ele uma vez, e não joguei mais. Ter pago US$ 1.42 por cada uma dessas horas me faz considerá-lo uma boa compra, pois é um valor que está dentro do que eu pessoalmente considero aceitável.

3 - Limbo


Valor pago: US$ 15
Tempo total de jogo: 2 h

US$ 15 ÷ 2 h = US$ 7.50

Minha conclusão: Falaram tão bem do Limbo que acabei comprando logo no seu lançamento para o PC (com o preço lá em cima). Adorei a experiência que tive com ele, a jogabilidade é boa e o clima meio sombrio também. Mas tudo isso acabou depois de 2 horas de jogo, tempo que levei pra resolver todos os puzzles (o último puzzle me deixou travado por uns 20 minutos) e chegar ao final.

Não sou do tipo de jogador que perde mais algumas horas fazendo conquistas em um jogo depois de tê-lo terminado. Não vejo motivação para isso. Acho ridículo tentar prolongar a experiência do usuário com artifícios como conquistas. Fazê-las durante a primeira vez que você joga, quando você descobre a história e tem todas as surpresas legais que se tem ao jogar algo pela primeira vez, é diferente de você terminar o jogo, conhecer toda a trama e refazer tudo apenas para ganhar o troféu X, Y ou Z.

Minha reação quando o encanto do Limbo
acabou em tão pouco tempo. Se eu tivesse
 pago menos, não teria ficado frustrado.

Ou seja, ao contrário de muita gente que adorou, eu detestei o Limbo pelo simples fato de que paguei caro por um jogo que não me manteve entretido pelo tempo que eu imaginava. Por mais uma vez, fui vítima disso aqui.

4 - Call of Duty: Modern Warfare 3


Valor pago: US$ 60
Tempo total de jogo: 7 h (5 h da campanha e 2 h do multiplayer)


US$ 60 ÷ 7 h = US$ 8.57

Minha conclusão: Já parei de jogar o MW3 e paguei caro por cada uma das poucas horas de jogo que tive com ele. Ao contrário de MW2, que paguei o mesmo preço e joguei por 23 h o single player e 26 h o multiplayer (total de 49 h), ficando com uma média de US$ 1.22 por cada hora de jogo. O MW3 valeu a pena ter comprado, o MW3... Sim, fui um tremendo idiota.

E o último exemplo...

5 - Team Fortress 2 


Valor pago: R$ 80 (US$ 42 na cotação de 29/12 - comprei no lançamento aqui no Brasil)
Tempo total de jogo: 1210 h

US$ 42 ÷ 1210 h  = US$ 0.03

Minha conclusão: Tá na cara que o TF2 é um dos meus jogos favoritos, pois joguei por mais tempo (ainda jogo, mas bem pouco) e seu entretenimento fica cada vez mais barato. Foi um investimento de R$ 80 que muita gente pode achar caro, ou preferir comprar o jogo pirata, mas que no longo prazo valeu muitíssimo a pena. Pessoalmente, eu considero uma boa compra um jogo que tenha me custado menos de US$ 2.00 a hora, depois de tê-lo jogado até o fim pela primeira vez (sem repetições por causa de conquistas).

Dados os fatos, constatamos que...

Se você conseguir ter uma noção de quanto tempo você gastou em determinado jogo, pode aplicar essa conta e assim ter idéia de quanto o seu entretenimento pesou no seu bolso, compensando (ou não) o dinheiro investido. Não importa se é um jogo cheio de ação ou parado demais, se é linear ou se tem grande liberdade de para tomar suas escolhas e mudar o rumo da história. O que importa no fim das contas, é se você fez um bom investimento, e isso se refletirá nas horas gastas em seu jogo favorito. Afinal de contas, se você joga muito um jogo, é porque você de fato gosta dele.

Deu trabalho pra juntar? Então gaste com sabedoria.

Outra vantagem de medir aquisições dessa forma é que você evita certas influências que pode ter erroneamente com análises de jogos e opiniões negativas de quem jogou e não gostou. Cada pessoa tem seu gosto, e o um elemento que você não gostar em algum jogo, outra pessoa pode adorar. Mas ainda assim, se ela jogar por pouco tempo e deixar o jogo de lado, na realidade não foi uma boa compra.

Já falei ali em cima que essas opiniões são pessoais, então você tem o direito de discordar e falar o que acha no formulário abaixo.

Desculpem pelo tamanho do texto!

... Um feliz 2012 para todos.

4 comentários:

  1. Olá!!!
    Eu sempre fiz contas de quanto custou meu entretenimento virtual! Mas temos muitos jogadores que não sabem e nem querem fazer este cálculo! Simplesmente compram um jogo, até gostam mas ficam falando que foi uma facada!
    Gastar com sabedoria é difícil, principalmente com crianças jogadoras... O MW3 também está na minha lista de desperdício...
    Mas ando sonhando com o limbo!!!!!uhauhauhauhauh
    Abçs

    Paty Seck

    ResponderExcluir
  2. Olha meu amigo, concordo com você em gênero, número e grau. Há jogos mais curtos que a matemática funciona de forma diferente. Se eu analisar por exemplo: Mirror´s Edge. Paguei US$ 40 nele, joguei 10hs (até o fim duas vezes e alguns challenges) o que me resultou em US$ 4. Valeu cada centavo. Acho que Black Ops eu joguei umas 8hs e paguei US$ 50 nele. US$ 6,25 por hora, que não valeram em nada. MW3 entra na minha lista de decepções de 2011... mas ainda o jogarei um pouco mais. :)

    ResponderExcluir
  3. Não citei o Serious Sam porque o texto já estava grande demais e citei outros jogos de FPS.

    ResponderExcluir