segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

1 - Estréia Gloriosa

E assim começamos mais um blog na internet, um espaço virtual com zilhões de outros blogs semelhantes e provavelmente bem melhores que esse aqui. Por que decidi criar esse blog? Apenas por gostar de escrever e poder fazer isso de uma forma mais livre do que nos lugares onde eu trabalho.

O que pretendo falar nos posts desse blog? Praticamente tudo que me chamar a atenção, referente ao mundo dos games. A indústria em si e jogos em geral, coisas que me chamam a atenção. Vez ou outra, pode aparecer algum assunto que valha a pena ler e comentar.

A imagem que ilustra esse post reflete minha intenção ao tê-lo criado: Assuntos simples e que trazem boas lembranças aos leitores, especialmente os mais veteranos na área. Não quero dizer que os assuntos publicados aqui serão voltados para pessoas mais velhas, mas pode ser que essas venham a entender com mais facilidade algumas idéias - ou não.

Digo isso porque a indústria de games que conhecemos hoje está bem diferente da indústria na qual eu comecei a jogar, quando criança. E muitas pessoas já nasceram em meio às mudanças dessa indústria, não tendo vivenciado algumas coisas importantes que ficaram para trás.

Dou início a esse blog levantando uma pequena discussão: A indústria dos games mudou para melhor ou para pior, e por que? Sim, esse é um tema bem clichê nos dias de hoje, mas eu tenho que começar de alguma maneira, então me dêem um desconto.

Como sempre, críticas e sugestões serão sempre ouvidas. Trollagens serão sempre ignoradas e deletadas sem piedade.

3 comentários:

  1. Pra melhor!
    Joguei muito Atari, mas nada como as câmeras do kinect!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a bela moça acima, mas acho que vou mais profundamente no assunto. Games era uma coisa tosca que servia para divertir apenas. Começou a vender, vender... chamar a atenção. Até que o tal Golden Eye em 96 (ou 95?) e o mundo todo olhou e percebeu o que tava rolando. A partir dai rolou muito investimento pesado, porém o amor foi substituído pela profissionalização da coisa. O que não é ruim, músico amador faz coisas piores que os profissionais certo? Só que os jogos simplórios de equipes pequenas como Out of this World, Sonic, Mario (clássicos) etc, e que eram feitos por amor, responsáveis por parte da nossa história de vida, foram substituídas pelas grandes equipes de Fifas anuais, Call of Dutys Algo e por ai vai. Claro que nem tudo esta perdido, mas muita coisa será automatizada, hoje muitos jogos feitos em Unreal Engine tem a mesma cara, algumas marcas semelhantes que você já chega e sabe que foi feito em UE certo? Temos quantos engines bons pra FPS hoje? 4, 5? Ai teremos uma caralhada (desculpe o termo) de jogos irmãos, onde o foco não é o jogo, mas sim lucros positivos etc. Acho que a EA tem essa mentalidade a um bom tempo, que foi absorvida por Activision, 2K Games etc. Triste. Talvez os Indies tragam essa parte do amor ainda, mas logo eles serão absorvidos também. Restará quem? Os Indie Indies? Anarchy Indies?

    ResponderExcluir
  3. Sonho com Sonic evoluído, pq o que fizeram para o kinect é péssimo^^ só visou o lucro!

    ResponderExcluir