segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

2 - O Poder da Propaganda e do "Hype"

Acho que todo mundo já sabe que a "propaganda é a alma do negócio" em qualquer idéia que se tenha, e que queira obter sucesso. A mesma coisa acontece também na indústria dos games que conhecemos. Sempre que um novo jogo é lançado e é uma coisa que você gosta, vem aquela ansiedade monstruosa dentro de você, que faz com que você não pense direito - como uma pessoa apaixonada por alguém. Esse é o efeito do "hype".

Efeito do Hype

Estar apaixonado por alguém também pode ser considerado um hype, pois você inicialmente idealiza uma pessoa perfeita, e fecha seus olhos para outras pessoas que estão ao seu redor. Depois de conhecer melhor essa pessoa, você percebe seus defeitos, e muitas vezes o encanto acaba.

Qualquer semelhança com lançamentos de jogos não é mera coincidência.

Quantas vezes você já comprou um jogo achando que ia ser super legal, e no fim das contas se decepcionou amargamente por tê-lo comprado? Você se sente um bobo por ter acreditado que determinado jogo seria tão bom, e viu que mais uma vez, foi influenciado pela propaganda. Quando nós tentamos conquistar uma pessoa, não fazemos a mesma coisa? Pensem... Nos arrumamos e tentamos mostrar sempre nosso melhor lado - fazemos nosso marketing pessoal, o que não é errado. Precisamos despertar o interesse na pessoa / produto / jogo de alguma forma.

Vou dar três exemplos de jogos que na minha opinião tiveram um marketing maciço no momento certo, e se tornaram campeões de venda na indústria, principalmente por terem feito uma ótima campanha publicitária.

Atenção: Eu não vejo os jogos que serão citados a seguir como "ruins". Todos são bons para seu público e merecedores de seu sucesso. Não encham meu saco com fanboyismo nos comentários, ou seja, apenas me xingar e falar que seu jogo favorito é o melhor do mundo e pronto. Tenham mentes mais abertas, por favor.

1 - Call of Duty: Modern Warfare


CoD 4: Modern Warfare  - Eu acho



A série Modern Warfare foi o maior propulsor da franquia Call of Duty, da Activision. Lançado em novembro de 2007, Call of Duty 4: Modern Warfare foi o primeiro de uma trilogia que faria com que o já respeitado jogo de guerra ganhasse novas dimensões no mercado, sendo o título mais vendido em todo o mundo logo em seguida. Sua propaganda foi fundamental na hora certa, pois pela primeira vez, a franquia CoD estaria abortando um conflito em tempos modernos, o que chama a atenção.

A possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial foi uma nova brisa em meio a tantos jogos tematizados na Segunda Guerra, e isso colaborou para o sucesso de CoD.  Existem outros fatores que fizeram desse jogo o mais jogado em todo o mundo, além da propaganda? Até que sim. Ele tem uma boa jogabilidade, um ritmo de combate acelerado (especialmente no multiplayer) e uma curva de aprendizado um pouco mais simples.

Outra aposta de Modern Warfare foi o fator arcade, com pontuações e um sistema de evolução que empolga o jogador, sempre desbloqueando conteúdo novo (armas e acessórios) a cada nível atingido. Mesmo assim, vendem DLCs a preços absurdos, mas isso não vem a caso agora. Talvez em outro post. O marketing maciço foi um dos principais fatores de sucesso de Modern Warfare, um jogo que mesmo sendo exatamente igual ao seu antecessor (MW3 de MW2), ainda superou suas vendas.

2 - Angry Birds


Melhor atirar pássaros loucos em porcos do que pedras em castelos com reis



Essa foi uma discussão que começou no blog Meio Bit Games e que gerou uma certa polêmica acerca da originalidade de Angry Birds e seu sucesso devastador no mercado. Recomendo que leiam a notícia e principalmente o campo de comentários. Em suma, não considero Angry Birds um jogo original. Seu sucesso não foi devido a isso, mas devido a um marketing agressivo, produtos tematizados e várias coisas com a marca do jogo estampada.

No início, porém, isso não existia e o sucesso dele veio da reação natural do consumidor pela App Store, que irei comentar logo a seguir. Ah, e Angry Birds também explora uma temática de "bichinhos fofos", que agrada muito mais do que uma temática medieval, como no jogo Crush The Castle, bem semelhante a ele (e lançado bem antes).


3 - World of Warcraft


As boas e velhas aventuras com os amigos num mundo gigantesco


Pra esse jogo, nesse post, vou pegar leve pra não falar besteira, pois muita gente tem mil e um motivos pra discordar de mim. Estou jogando WoW atualmente e quero jogá-lo por mais tempo para ter uma opinião mais concreta de tudo que faz com que esse título seja um sucesso. Mas pelas poucas horas que tenho jogado (comecei há poucos dias), não vi muitas diferenças nas quests principais. É a mesma coisa de "mate X inimigos e traga o item Y para mim". Entrega a quest, ganha um equipamento melhorzinho e o  jogo continua.

Isso porque a Blizzard ainda teve a boa idéia de refazer o início das aventuras, facilitando a vida para jogadores iniciantes. Ok, Azeroth é um mundo gigantesco, e muita coisa pode ser feita. Mas sua essência está me parecendo a mesma de qualquer MMORPG coreano que eu já tenha jogado. Entenda que, quando digo "essência", quero dizer coisas como: "Grind", "Quests", "Sensação de compromisso com grupos / guildas" (irei falar disso num outro post futuro), e uma sensação de evolução que simplesmente não tem fim, criando um círculo de jogatina interminável.

O que fez WoW ser tão popular na minha opinião? Depois de ouvir muita gente que joga há muito mais tempo que eu e que trabalha na área, cheguei à conclusão de que foi um marketing agressivo. Podemos ver isso cada vez que uma nova expansão do jogo é lançada. A Blizzard teve algumas cartas a seu favor, como conhecer bem o público norte-americano, e investir muito dinheiro em propagandas muito bem produzidas, dublagens que aumentam a imersão do jogador, animações de tirar o fôlego... Todo esse tempero especial. De resto, é o mesmo conceito de MMORPG que podemos ver em vários jogos, não tão bem sucedidos.

Agora, a Blizzard quer expandir seus horizontes em mercados promissores, como a China. Assim, nascem os Pandarens. Mas, isso foi do agrado dos fãs ocidentais? Há controvérsias, mas esse papo fica pra outro dia.


A Fórmula Secreta


Por fim, um jogo de sucesso precisa sim ter um marketing agressivo e milhões de dólares investidos apenas nessa área. Não importa se é um jogo com belos gráficos, se tem um estilo medieval, moderno ou fofinho. O que importa é divulgar seu produto logo no início, quando ele entra no mercado. O resto, é feito pelos próprios consumidores, que recomendam o jogo para seus amigos, e os amigos dos amigos, e assim cria um mar de jogadores, que se tornam fãs e em seguida uma legião de fãs. Pensem nos três jogos citados: Gêneros diferentes, e uma coisa em comum. A fórmula secreta do sucesso, também chamada de divulgação, despertando o desejo (hype) nos consumidores.

.... Ou quando sai uma nova atualização de seu jogo favorito, você nunca sente um friozinho na barriga de ansiedade?

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