Evolução (?) do mercado de games e seus conteúdos extras. |
Por que eu odeio tanto os DLCs? Pelo simples fato de ser uma muleta para a indústria explorar ainda mais o bolso do consumidor, que já paga caro em seus jogos (acho que não preciso dizer que me refiro a pessoas que compram jogos originais) e oferecendo conteúdo extra supérflulo e o pior de tudo, com valor aquém em relação ao preço cobrado. Mas nem sempre foi assim.
DLCs na verdade, existiam com outro nome: Expansões ou Expansion Pack. Jogos de PC tinham pacotes de expansão que adicionavam algumas horas a mais de jogo numa campanha, por um preço inferior ao jogo normal. No fim das contas, era uma relação custo x benefício que valia a pena, pois você comprava mais entretenimento por menos preço.
Com a chegada da distribuição digital na indústria, tanto PCs quanto consoles passaram a utilizar essa forma - mais segura - de distribuir seus títulos sem sofrer tanto com a pirataria. E assim vieram os jogos por download, e as expansões por download, que foram rebatizadas por "DownLoadable Content". Até ai tudo bem, as expansões por downloads eram mais práticas e valiam a pena, eram pedaços adicionais de história para o jogador brincar mais, a um preço inferior ao jogo original.
Mas os conceitos mudaram...
Exemplo de uma expansão de CoD que compensava o valor pago. |
Vou dar alguns exemplos de abuso de DLCs que eu pessoalmente acho ridículo, embora façam sucesso. Quem discordar, pode comentar no formulário abaixo.
- Call of Duty e seus Map Packs
Independente de CoD ser um bom jogo, uma coisa nele me irrita profundamente: Como conseguem lançar pacotes com cinco mapas e vendê-los a um preço que equivale a 1/4 do valor total do jogo??
Na prática:
- Preço normal de qualquer CoD: US$ 60
- Preço de qualquer Map Pack, 5 mapas multiplayer*: US$ 15
*Promoções não inclusas
... Não seria melhor fazerem uma história adicional para o jogo e vender pelo mesmo preço do map pack (como era no passado)? Não seria mais valor agregado para o consumidor? Os primeiros CoDs com temática da Segunda Guerra, que existiam ainda na época das expansões, tinham esses conteúdos extras que literalmente dobravam sua longevidade. O mesmo número de fases em um pacote de expansão. Poderia ser até US$ 20, seria um preço justo.
Mas não, vendem cinco mapas para o modo multiplayer a um preço que muitos consideram certo. A verdade foi dita lá em cima: O valor é baseado no nível de vício dos jogadores, e quanto eles estão dispostos a pagar pelo conteúdo. Como vende muito, o sucesso é garantido, e a idéia continua. E nesse caso, a Activision conhece bem o seu público e sabe ordenhar cada centavo de suas carteiras.
Ah, e nem venham me falar que o foco atual de CoD é o multiplayer. Isso eu já sei faz tempo, e não é novidade pra nignuém. Ainda assim, isso não pode ser usado como argumento para uma campanha single player extremamente curta. Também não me digam que o "single player é um tutorial para o multiplayer", pois essa é uma das maiores falácias a respeito desse jogo. Quem joga CoD online, sabe do que estou falando. Você tem que jogar e apanhar para aprender a jogar de maneira decente, não apenas zerar a campanha.
Quem acha que o valor cobrado pelos DLCs de Call of Duty é algo justo, por favor, deixem o comentário abaixo. Pois para mim não é nem um pouco.
Preço do Call of Duty: 60 dólares
ResponderExcluirDLCs esporádicos: 15 dólares (média de 4 DLCs por jogo)
Valor que precisa ser pago para aproveitar tudo que o jogo oferece: 120 dólares
Desculpa, é MUITO caro para uma campanha single player de poucas horas e depois ficarei no multiplayer aleatório lá.
É parece que não só o Call of Duty como também o Battlefield estão se estragando!
ResponderExcluirLembro que jogar Battlefield na lanhouse e capturar pontos era a melhor coisa, com um cenário germânico de segunda guerra, usando tanques, aviões... Joguei o beta do BF3 e achei um negócio xumbrega.
Continue com essa visão crítica Alyx. Gostei do texto mano!
Não sei se estou certo. Mas olha o que a Valve faz com os principais jogos dela, como o L4D e o TF2... Nunca paguei nenhum valor adicional por nenhum pacote de expansão, que eles continuem assim.
Flw...
Beto, eu acho que a Valve não faz isso pois não precisa. Afinal de contas ela é dona do maior serviço de distribuição digital de jogos do mundo, o Steam. Não colocaria minha mão no fogo por eles nem por um minuto.
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